12 de julho de 2008

UM PARTO DIFICIL




Como deves imaginar à quase sessenta anos, não havia a 'rede hospitalar' que há hoje, Maternidades, nem tão pouco 'centros de saúde'. Havia os hospitais nas principais cidades, muitos médicos que faziam consultas particulares e pouco mais. Digo-te a propósito que havia alguns médicos que mereciam ficar para a história por terem abdicado em parte dos seus honorários para darem assistência aos pobres. Alguns deles chegavam a dar dos medicamentos que tinham nos seus consultórios. Em abono da verdade também havia algumas Farmácias que funcionavam como as Mercearias com o livrinho das dívidas dos clientes, sine-dia.
Mercearias eram os locais onde se vendia produtos alimentares.
Já agora fica sabendo que Portugal era um País muito pobre e que tinha acabado dois anos antes a segunda Grande-Guerra.
Isto para introduzir o parto do qual eu nasci segundo o relato repetido muitas vezes, principalmente quando eu fazia alguma asneira mais desesperante. No fim, ficas a compreender.
A minha Mãe deu-me à luz em casa, assistida por uma Parteira, chamava-se Sra Ricardina.
As parteiras da época digamos que eram umas enfermeiras auto-didactas, com uma personalidade muito rude de fazer fugir o diabo. Apesar disto ainda tive de levar com algumas injecções, quando estava doente, dadas pela sra Ricardina.
Segundo a minha mãe nasci em casa e com alguma dificuldade para ela.
Estás a imaginar um parto em casa... (a minha avó Amélia estava presente) depois das limpezas e outras regras de um nascimento, e a minha mãe já comigo nos braços ouve um comentário que a fez pôr a parteira fora-da-porta.
"Trate-o bem que ele não vai durar muito tempo" que era eu...disse a parteira.
Pois foi...! ainda aqui estou, era por isso que quando eu fazia aquelas asneiras de criança, alguém me recordava que, de quem tinham dito não ir viver muito tempo estava a fazer una traquinice muito grande....
Também e talvez por este pequeno acontecimento, eu tivesse tido todo o amor da minha avó e o afecto silencioso da minha mãe.

Sem comentários: