18 de julho de 2008

A SOPA DA MINHA VIDA

Devia ter a tua idade de agora sete anos, talves não... porque não me lembro da escola quando aconteceram os factos que te vou contar. Tudo à volta de uma tigela de sopa.
Concluí nesta idade que não gostava de "Caldo Verde" embora me agradasse os legumes das mais variadas maneiras.
A minha Avó Amélia, fez desta sopa para o jantar e nesse dia decidi que não gostava dela (porque não me lembro de outros episódios com Caldo Verde) e a avó ia insististindo comigo para comer a sopa. Mas não estava disposto a colaborar por qualquer razão. E apesar dos meus apelos, a avó não desistia, mesmo com a minha mentira, protestando, de que a sopa era ou estava azeda.
Mas ela não desistia, embora o Caldo Verde possa azedar (estragar-se) com facilidade, não podia ser o caso, por ter sido acabada de fazer.
A avó Amélia decidiu sentar-se no banco (sim banco de madeira...porque dantes não havia cadeiras pela casa toda) e pegar em mim, pôs-me no seu colo e começou a dar-me algumas colheres de sopa.
A primeira, segunda, terceira, por aí fora, e eu gritando cada vez mais que a sopa estava azeda com toda a razão do mundo; a minha querida avó é que não tinha nenhuma razão para acreditar, embora nesse momento eu estivesse a dizer a verdade, verdadinha, e muito desesperado.
Finalmente, para descargo de consciência, a avó Amélia provou da minha sopa. Deve ter feito cara feia não me lembro, deve-me ter posto no chão e já não me deu mais para comer. Talves tenha dito que eu dizia a verdade.
Ela deve ter ido comparar com o sabor da que estava na panela e verificou que esta estava boa para para se comer.
Depois de um cházinho umas bolachinhas, uns vómitos à mistura a Dª Amélia começou a indagar o que teria acontecido naquela hora de jantar, numa casa grande, em que só estávamos nós os dois com uma tigela de sopa azeda.
Antes de te dar a conhecer o mistério, fica a sabendo que hoje em dia gosto muito de Caldo Verde e se for com Brôa, melhor ainda, aliás de todas as sopas, menos de Canja.
Não te esqueças que temos um acôrdo de que quando comesses tomate com alface, eu comeria um pratinho de canja. Foi o combinado.
O que aconteceu foi que o caldo verde estando talves apuradinho, entendi que estava "azedo" e com um açucareiro próximo de mim em cima da mesa, enquanto a avó estava de costas e a mandar-me comer eu coloquei algum açúcar dentro da sopa e claro azedou mesmo... o que me dava razão.
Passei umas vinte e quatro horas "doentinho" com muita tralha na cama para brincar e acabei por contar o segredo face à simpatia da senhora minha Avó.
COME SOPA GUILHERME, É IMPORTANTE PARA A TUA IDADE ADULTA.

Sem comentários: