25 de julho de 2008

MÚSICAS-DANÇAS-INICIAÇÕES I/II

Pois, pois também quando era pequeno, conseguia dar escapadelas ao controle da minha avó, dizia-lhe que ia brincar para a viela (um acesso estreito) que ficava nas traseiras da casa, mas ia para a rua.
Naquela época havia muitos tascos (tabernas) pela redondezas, locais onde se juntavam os homens principalmente, matando as horas e os dias sem trabalho, à espera de uma oportunidade para a estiva (descarga de Barcos), a acalmia do mar para a pesca, ou somente para se abrigarem dos dias de inverno e ou afogarem suas mágoas no vinho. Eram homens que dificilmente conseguiam estar em casa afastados da beira-mar.
Mas acredita Guilherme, que estes homens tinham mais honra e dignidade que muitos dos de agora bebem wisque ou choots.
Então eu, isto acontecia aos Domingos de tarde, conseguia às vezes ir para as tais tabernas, porque havia sempre um um grupo de homens a tocar e cantar (conjunto musical como se designava) musicas populares e às vezes fado. Então essas tardes eram um mundo raro e muito indecifrável para mim. A alegria reinava, havia algumas mulheres e algumas crianças presentes. Brincava-mos às escondidas pelos recantos e à volta das mesas quadradas cheias de copos meio-bebidos de vinho tinto, pão, azeitonas, bocados de bacalhau salgado, um ou outro chouriço de lata (chouriço de conserva em grandes latas que era muito gostoso) e nós entre uma corrida e outra ia-mos petiscando algumas dessas "iguarias", obtidas repentinamente para não dar oportunidade a que nos mandassem estar quietos ou nos corressem dali para fora. Azáfama que só acalmava quando alguém nos obrigava a sentar-mo-nos no chão em frente ao agrupamento musical para ouvi-los tocar. Até que aparecia a minha avó, que entrava por ali dentro com um ar altivo, a poucas pessoas falava e segurava-me firmemente e saíamos dali com a mesma velocidade que entrou, sem me dar nenhuma hipótese de protestar. Era sempre assim que terminava o meu interesse por aquele tipo de brincadeira.
É neste ambiente que tenho o primeiro contacto com a música e ao vivo.
Desde pequenino que assistia e ia dar umas voltinhas com a minha mãe às festas de S. João, que se desenrolavam mesmo à frente das minhas janelas e de facto a música que era transmitida pelos altifalantes fazia-me muita confusão de onde ela vinha.





As ornamentações começavam no fim das Palmeiras (ou Jardim do Passeio Alegre) e iam até junto à casa da minha tia Maria de quem já te falei. Esta ornamentação eram mastros de madeira com bonitas decorações feitas em madeira fina e forradas a papel fatiado (às tiras), as lâmpadas era encobertas com balões de papel de cores variadas com o formato de um copo.





Passava pelo largo do Marégrafo onde se realizava um grande bailarico, as pessoas dançavam durante horas e horas mais ou menos agarradas, por cá ainda estava muito desconhecida a musica "rock and rol ". Mas havia uma excepção. As peregrinações dos ciganos que eram muito devotos às festas de S. João. Eu ficava fascinado pela sua forma de dançarem, principalmente quando tocava tangos, era para mim um perfeito bailado, dançavam afastados só as mãos se tocavam, com geométricos passos de dança.
Era com este ambiente que o avô desde pequenino pelo menos uma vez por ano durante quinze dias, tinha música várias horas, todos os dias a entrar em casa devido ao volume dos altifalantes e à proximidade. O que acaba por me levar para a frente do tal guarda-roupa em frente ao espelho, ensaiar os meus primeiros passos de dança ou o karaoke da época. Fingir que cantava em frente ao espelho.
Bem que mais te posso dizer sobre esta infância nestes mundos ? Num instante posso acrescentar que mais tarde, mais rapazinho ajudava (ou andava no meio) da concretização destas festas, mas depois conto-te.
De facto assisti a muita musica a muita alegria, mas não sabia que havia outras músicas e outra forma de ouvir música.
E isso descobri quando comecei a ir a casa do meu primo Pedro de quem já te falei, e o meu tio Diogo (o tal pai austero) começou a dar-me alguma atenção até então negada.
Empregado bancário administrativo, tinha como hoby a electrónica para o qual comecei a dirigir o meu interesse e lá me ia sentando muito quietinho ao lado dele, a vê-lo a fazer umas montagens a construir uns rádios a válvulas. Não gostava muito dele, tinha medo dele, mas reconheci mais tarde, adolescente, que era um homem muito inteligente, mas politicamente enigmático. É nessas tardes ou pequenos serões que ao mesmo tempo que sorvia os poucos e pequenos ensinamentos que ele me dava sobre o que estava a fazer, ia escutando através das suas aparelhagens de alta-fidelidade (Hi-Fi) com um nível sonoro baixo, musicas do Glen Miller, Benny Goodman por exemplo, mais as grandes obras sinfónicas de Handel, Chopin, Mozart e as penetrantes marchas militares que me causavam arrepios, em alguns momentos quando dedicava mais atenção. Estes arrepios vim a senti-los já adulto meu menino... mas arrepios de revolta com os mesmos sons.
Gostava de te referenciar as idades que eu tinha nestas fases, desculpa é-me difícil, tenho estas recordações mas não consigo dar-lhes uma ordem no tempo.
Portanto é nesta altura que tenho contacto com a música clássica de variados tipos sem qualquer apoio explicativo, eu é que intui a diferença.
Outra experiência, creio que quando andava na 3ª classe (3ºano) fui ver uma peça de teatro que agora não me lembro nada de nada do conteúdo mas uma coisa não esqueci; o tema musical era a "Valsa da Meia-Noite" e os actores vestidos com fatos muito coloridos e rendados.
Neste momento deves pensar que eu era um puto que se ia tornar num bom dançarino...
Entretanto terei chegado à crise do armário, não sei neste momento se quando me leres, já passaste ou ainda vais passar por isto, olha que às vezes é muito complicado, cuida-te...
Bem entre estas andanças e mais umas semelhantes cheguei aos meus treze, quatorze anitos.
O primeiro amor, o aprender a despertar a atenção da miúda eleita, era uma trabalheira dos diabos.
Sim porque não é como agora tudo ao molho e fé em Deus, tudo se tornando fácil, mas sem consistência na maioria dos casos, principalmente ao nível dos sentimentos humanos.
As miúdas deste tempo tinham o tempo ocupado com os estudos, ou então na sua maioria já começavam a trabalhar em algum atelier de costura onde era feita roupa por medida, principalmente para senhoras. Como diversão além de se ir uma ou outra vez ao Cinema não passava de uns passeios ao Domingo pela Avenida da Foz, pelas Palmeiras, ir comprar uns sorvetes às esplanadas das praias.
Bom mesmo, eram os bailes nas salas das Colectividades (Associações Populares de carácter cultural), pois era bom, mas não para mim. É que o teu avô Filipe era muito aventureiro, mas bastante tímido. E as raparigas iam sempre a esses bailes acompanhadas de uma irmã muito mais velha, uma tia e às vezes com a própria mãe. Havia uma rapariga linda, linda como uma estrela, chamava-se Fátima. E era tão linda que para mim bastava-me olhar para ela. Sabia dançar e eu que ainda não sabia nem nunca tinha aprendido fiquei muitos meses numa posição desconfortável, mesmo tendo muito poucas possibilidades de vir a dançar com ela devido à vigilância por terceiros.
Bem, se pensas que foi ela que me ensinou a dançar, estás enganado. Nunca dancei com ela. Escusado será dizer-te que foi o primeiro amor, e muito difícil, porque ela tinha um pai que devia talves considerar o namoro um sacrilégio, e eu tinha uma mãe que devido à rede de informações que tinha, sabia sempre onde eu tinha estado. Portanto nossos passeios eram muito clandestinos pela ruas da Foz e graças à cumplicidade das amiguinhas dela.
Estou a dar-te estes segredos, mas não te preocupes que avó Adélia conhecia-os.
Assim se passaram perto de três anos. Continuando a ouvir música aqui e acolá, mas dançar nada.
Ao fim deste tempo concordamos, devido principalmente à rudeza do pai que o namoro tinha que acabar, ou melhor ser interrompido até um dia...que nunca mais veio por circunstâncias várias; culturais, opções, rumos diferentes...

Entretanto começa a aparecer a onda rock americano ,começam a propagar-se os "bailes de garagem" (bailes de pequenos grupos de jovens) pela rapaziada e deixando de ser um privilégio dos meninos ricos em realizar esses bailes.
O Frias (é o nome de um rapaz) filho de um casal que tinha um Salão de Cabeleireiro já na zona rica da Foz para as "senhoras finas" era um dos meus amigos e começou a realizar uns bailezinhos mesmo... na garagem da Vivenda, com a conivência da empregada de lá de casa quandos os pais dele iam para fora aos fins-de-semana. A empregada embora mais velha que nós, ainda era bastante nova, mas já estava influenciada também pelas modernices que começavam a chegar de fora. A música do Twist, as saias mais curtas, as camisas mais um pouco decotadas, roupas mais coloridas e mais umas modinhas como o fumar por exemplo, não que as mulheres não fumassem, mas mais descaradamente, era muito depreciativo na sociedade da época.
Ela encobria as nossas ousadias e até nos fazia uns lanches bons.
Contudo, apesar de ter ido a muitos bailes na garagem do Frias, continuei sem aprender a dançar, apesar de esporádicas tentativas de algumas moças em me ensinarem. Raios porque era tão tímido ?
Entretanto há aqui um período que ando na orla de um grupo musical, porque um dos elementos, mais velho do que eu, como reconhecia que gostava muito de mexer em botões e coisas eléctricas, digamos que apadrinhava a minha vontade de colaborar, mas foi sol de pouca dura porque não gostava de estar sempre a ouvir as mesmas músicas nos ensaios.
Depois de ter circulado por muitos bailaricos, brincando enquanto infantil, com postura de um rapazinho e depois querendo arrastar a asa a alguma amiguinha, lá fui penando pelo meio das amigas e amigos que eu tinha e que sabiam dançar tão bem mesmo com os novos ritmos que estavam a chegar.
HUFFF.... finalmente chega a altura em que aprendo a dançar da forma mais rocambolesca que tu possas imaginar e não imagines nada, porque os primeiros passos de dança a sério com uma rapariguinha muito arisca, no sentido de que ninguém estava triste ao pé dela, foi num cantinho de uma Igreja, quase na obscuridade, mas com muita gente próximo, e mais não conto por agora.
Fica para a próxima carta. Ok?

1 comentário:

anamar disse...

É uma delícia lê-lo...
Memórias arquivadas há muito, de repente saltam como se estivesse a vivê-las.
Continue...o Guilherme vai certamente agradecer um dia...
Um abraço
Margarida